O MacBook Pro 2011 de 15" foi minha introdução ao mundo Apple, e sempre considerei uma máquina sensacional que me prestou bons 6 anos de trabalho intenso.

macbook_pro_2011

Mas.. como muitos sabem essa versão (2011) do MacBook Pro tem uma falha na GPU AMD Radeon X3000 (discrete gpu ou dGPU) que com o tempo e uso intenso o chipset apresenta problemas.

Os sintomas mais comuns são:

  • Travamento com tela cinza ou preta durante o processo boot
  • Imagens distorcidas

Alguns dizem que o problema é o tipo de solda e que basta o reballing e melhorar a refrigeração pra resolver o problema, outros dizem que o problema é além da refrigeração, uma série de chips AMD Radeon problemáticos e de baixa qualidade.

Independente da causa, o problema da dGPU sempre me chateou pois a única forma de resolvê-lo de forma “definitiva” seria com a troca da placa mãe que custa cerca R$ 2.500 (em 2017), o que compraria um notebook (PC) novo relativamente decente. O grande problema é que como é uma questão de design térmico e chips AMD falhos, o problema pode (e vai) acontecer novamente mesmo trocando a placa mãe.

Algumas lojas de assistência técnica não autorizada fazem o processo de reballing, que consistem basicamente remover o chip e refazer a solda. Tentei o processo, mas (como esperado) 4 meses depois o problema reapareceu.

Em 2015 a Apple foi forçada, por uma decisão judicial, a consertar as máquinas com este problema. Fiz a troca da placa mãe pelo programa de garantia estendida… o que deu uma sobrevida de 1 ano e meio, até que o problema reapareceu, e desisti e comprei a versão mais recente do MacBook Pro 15” com TouchBar (2017).

Mesmo já tendo uma máquina nova, sempre me incomodou o fato de ter também uma máquina que não funcionava e que não seria possível nem mesmo vender ou fazer algo útil com ela.

… Até agora.

Em um vídeo no YouTube vi um rapaz criticando à Apple sobre a qualidade do hardware e software, até que ele diz “se vc vai comprar um Mac, pelo menos instale um sistema operacional decente como Linux”. Fiquei me questionando que teoricamente conseguiria configurar uma distro pra usar somente a iGPU Intel (integrated gpu ou iGPU) e ignorar a dGPU AMD Radeon. Será que funcionaria?

Ao pesquisar mais descobri que assim como nos PCs, há como modificar a configuração na BIOS do MacBook de forma a desativar a dGPU e utilizar somente a iGPU, como acontece nos modelos 2011 de 13".

Utilizando as instruções à seguir foi possível voltar a usar o MacBook com performance relativamente boa.

Antes de começar:

  1. O que vc vai encontrar abaixo é a lista de procedimentos que executei na minha máquina pessoal e obtive sucesso, ou seja, funcionou pra mim mas pode não funcionar pra vc.
  2. Tudo funciona até vc precisar fazer um PRAM reset, pois o PRAM ou SMC reset vão apagar as configurações “extras” que vc fizer.
  3. Upgrades do macOS também podem voltar a PRAM/SMC para o estado original.
  4. Teoricamente nada extremo deve acontecer, mas tenha em mente que vc está a seu próprio risco.

Procedimentos

  1. Faça SMC e PRAM reset:
    1. SMC: https://support.apple.com/en-us/HT201295
    2. PRAM: https://support.apple.com/en-us/HT204063
  2. Faça o boot em modo Restore os (CMD + R)
  3. Abra o Utilities > Terminal e desabilite a proteção do sistema:
    1. csrutil disable
  4. Reinicie para aplicar as modificações.
  5. Inicie em modo Single User (CMD + S)
  6. Crie um novo diretório para armazenar o kext (kernel extension) da dGPU que será desabilitado, e mova os arquivos:
    1. sudo mkdir -p /System/Library/Extensions-off/
  7. sudo mv /System/Library/Extensions/AMDRadeonX3000.kext /System/Library/Extensions-off/
  8. Execute o comando sudo touch /System/Library/Extensions/ para indicar para o sistema que houveram mudanças no diretório.
    1. NOTA: O comando touch muda a ultima data de modificação do arquivo/diretório informado. Para mais informações veja o comando man touch
  9. Por precaução, apague o diretório de caches dos kexts e recrie:
    1. sudo rm -rf /System/Library/Caches/com.apple.kext.caches/
    2. sudo mkdir /System/Library/Caches/com.apple.kext.caches/
    3. NOTA: Teoricamente não é necessário recriar o diretório, mas preferi recriar caso o macOS não soubesse fazer isso.

Neste momento, se vc reiniciar o mac, ele deve iniciar até o desktop, mas com uma performance muito ruim, pois o Mac OS vai tentar utilizar o dGPU com kexts genéricos, já que o kext “correto” não foi encontrado. Para resolver isso, vamos desabilitar/desligar a dGPU e manter somente o iGPU.

Reinicie em modo Single User novamente e execute os procedimentos abaixo:

  1. Configure a dGPU para estar sempre desligada:
    1. nvram fa4ce28d-b62f-4c99-9cc3-6815686e30f9:gpu-power-prefs=%01%00%00%00
  2. Opcional: Force o boot a usar o modo verbose, ou seja, ao invés da imagem da maça com barra de progresso, será exibido o console e tudo que o macOS está fazendo. Isso pode ajudar bastante no diagnostico:
    1. nvram boot-args=“-v”
  3. Reinicie.

Neste momento, ao iniciar você estará utilizando 100% iGPU e a dGPU estará desabilitada. A performance gráfica é bem parecida com os MacBook Pros 2011 de 13", que possuem somente iGPU.

Em alguns casos o macOS pode não saber lidar com a falta de dGPU e super aquecer e/ou manter os fans em 100%. Para sanar isso podemos criar um LoginHook para carregar o kext da dGPU depois do boot para que o macOS veja que a dGPU está desligada.

  1. No terminal digite sudo mkdir -p /Library/LoginHook para criar um diretório para manter o script de LoginHook
  2. Digite sudo vim /Library/LoginHook/LoadX3000.sh e insira o seguinte conteúdo:
#!/bin/bash
kextload /System/Library/Extensions-off/AMDRadeonX3000.kext
pmset -a force gpuswitch 0
exit 0
  1. Execute o seguinte para permitir execução do script: sudo chmod a+x /Library/LoginHook/LoadX3000.sh
  2. Execute o seguinte para indicar o script como LoginHook: sudo defaults write com.apple.loginwindow LoginHook /Library/LoginHook/LoadX3000.sh
  3. Reinicie.
  4. Agora todas as vezes que o processo de logon iniciar, o script será executado e o kext será carregado e o auto-switch de GPU será desativado. Desta forma o macOS consegue “ver” que existe uma dGPU mas está desabilitada.

No meu caso como a máquina ficou parada por muito tempo (+/- 1 ano e meio) a bateria “morreu” e isso fez com que o gerenciamento de energia “ACPI” se perdesse e o processo kernel_task estava usando 1500% a 2000% (!!!!) de processamento.

Usei os seguintes comandos para normalizar:

$ cd /System/Library/Extensions/IOPlatformPluginFamily.kext/Contents/PlugIns/ACPI_SMC_PlatformPlugin.kext/Contents/Resources

$ sudo mv MacBookPro8_2.plist MacBookPro8_2.bak

Aparentemente tudo está funcionando normalmente. Fiz o upgrade para o High Sierra (10.13.6 [17G65]) e está em pleno funcionamento.

Referências